Linhas de Pesquisa
A partir de 2020, o Programa permite ao discente o desenvolvimento de suas habilidades na linha de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação Agrícola.
Até 2019, a integração das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, relacionada aos sistemas de produção agrícola, poderia ser alicerçada nas seguintes linhas de pesquisa:
- Produção, Fisiologia e Melhoramento Vegetal:
Tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisa nas áreas de fisiologia e ecofisiologia de plantas cultivadas, fisiologia pós-colheita e a análise de parâmetros de qualidade relacionados ao processamento de produtos agrícolas. Integra-se ainda, a esta linha, o estudo de recursos genéticos vegetais e o melhoramento de plantas pela aplicação de metodologias biométricas clássicas e moleculares. - Manejo de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas:
Caracteriza-se pela geração de conhecimento básico e aplicado quanto ao manejo racional de pragas, doenças e plantas invasoras que interferem na produção das principais culturas de importância econômica. Busca ainda o desenvolvimento de tecnologias no manejo integrado de insetos-praga, fitopatógenos e plantas daninhas, bem como o estudo bioquímico das interações planta-inseto e planta-patógeno. - Mecanização Agrícola, Manejo e Conservação do Solo e da Água:
Engloba projetos de pesquisa relacionados à otimização do uso de máquinas e implementos agrícolas, além da avaliação de tecnologias de manejo e conservação dos solos, por meio do uso eficiente de máquinas, fertilizantes, corretivos e da nutrição de plantas. Integra ainda o uso racional da água em sistemas de irrigação e a investigação do uso de resíduos agrícolas e, ou, industriais em sistemas de produção na agropecuária.